AHARA - Alimentação Ayurveda

O estudo do Ayurveda divide-se em diferentes disciplinas, nomeadamente a Filosofia Samkhya, Anatomia do Ayurveda, Fisiologia Ayurveda, Diagnóstico Ayurveda, Nutrição Ayurveda, Fitoterapia do Ayurveda, Preparações Fitoterapicas do Ayurveda, Terapias Shamana/Shodhana (panchakarma)/Rasayana/Vajicarana, Terapias de oleoação (abhyanga, shiroabhyanga, shirodhara, bastis externos e internos, nasya, karnapurana, swedhanas (pizzichili, pinda swedhana, patrapotali, nadi swedhana), entre outras.


Ahara é a que mais se evidência no mundo ocidental, sabem porquê?


Talvez a nutrição seja a forma mais simples de chegar aos ocidentais. Na realidade a nutrição está na moda, com isto quero dizer que se vende facilmente. Mas no Ayurveda a Nutrição não é uma peça tão simples quanto isso, é muito mais do que aquilo que se vê a olho nu.

Swasrhavritta é a ciência que estuda a rotina natural que o homem deve aplicar no seu dia a dia para adquirir longevidade. É aqui que se inclui a Nutrição Ayurveda, é mais que comer saudável, é comer os alimentos da época, confecionar refeições com alimentos biológicos ou mesmo ter um horário adequado para tomar as refeições. Para que esta rotina seja adequada existe um elemento indispensável, o agni.

O agni é chave para que toda e qualquer nutrição funcione, a falta de agni torna o organismo frágil e sem imunidade. Este conceito é pouco falado na Medicina Alopática, esta é a grande diferença entre elas.

Comentários

Mensagens populares