Eixo Intestino - Cérebro - Pele

Cuidar da pele de dentro para fora por Dr.ª Whitney Bowe

Estou a ler um livro sobre o eixo Intestino - Cérebro - Pele, escrito pela dermatologista Dr.ª Whitney Bowe. Esta autora tem realizado, ao longo da sua carreira, várias investigações relacionadas com este eixo. Ao ler este livro só via Ayurveda em todo o lado, parece que quando estudamos Ayurveda tudo é tão simples.
Como é que é possível que exista tanta gente que não conheça esta ciência e a aplique sem saber? Eu sei porquê! O Ayurveda é literalmente natureza, e quando estamos conectados com a natureza tudo flui dentro de nós, é como um formigueiro na nossa cabeça que se conecta com o Universo. 




Visão do Ayurveda 

1 - Todas as doenças iniciam pelo trato gastrointestinal.
2 - Um intestino saudável permite a fluidez dos pensamentos e vice-versa.
3 - A instalação da doença percebe-se pela qualidade da pele.

"A minha esperança é de que agora compreenda que os seus problemas de pele são muito mais do que "superficiais"." por Dr.ª Whitney Bowe

Os problemas dermatológicos assim como os problemas psico-emocionais, são influenciados de dentro para fora. O ser humano só é capaz de exteriorizar o que está dentro de dele.

Uma das indicações em que o corpo humano está a perder a sua capacidade de se regenerar é quando a fome desaparece ou aumenta drasticamente, a digestão é pesada ou acidificada e o intestino deixa de funcionar corretamente (obstipação ou diarreia). 

Para o Ayurveda isto revela presença de Ama, ou seja, presença de biotóxinas. Quando estes três fatores coincidem significa que o corpo está a ser preparado para o processo de doença:
  • a capacidade digestiva está enfraquecida, manda agni, no caso de não haver fome e haver obstipação.
  • a capacidade digestiva é tão forte, tikshna agni, que origina nutrientes de fraca qualidade e pode provocar diarreia.
O facto é que normalmente assumem-se estes sintomas como parte da vida e do crescimento. 
Aviso número um se estes sintomas estão presentes no seu dia-a-dia, algo está errado. A sua atenção deve virar-se para aquilo que come, ahara, e para o seu meio ambiente/estilo de vida, vihara.

Outros sintomas que podem surgir são o cansaço mental, a falta de memória, emoções à flor da pele, insónias, stress ou a queda de cabelo. Sintomas que revelam que o seu corpo está para além dos seus limites. 
Aviso número dois, se este sintomas fazem parte do seu dia-a-dia juntamente com os anteriores, é altura de parar. Uma coisa pode ter a certeza o trabalho não é o mais importante, a sua casa não é o mais importante a sua família não é o mais importante enquanto o seu corpo não estiver bem. 

Se a sua pele está seca, apresenta eczema, psoriase, acne, manchas ou outros problemas. Significa que a sua pele passou a ser o local onde o seu corpo deposita o "lixo" que não consegue transformar no seu intestino e o seu cansaço prende-a a rotinas difíceis de largar. 
Aviso número três, "já não sou quem era!", "no que me tornei?", são pensamentos que invadem a sua mente. A verdade é que todo este processo leva a um esgotamento interno e por sua vez pode levar à depressão. A depressão nem sempre se vê, é invisível aos olhos de muita gente, principalmente quando vivemos num corpo deprimido. 

O Ayurveda vê este conjunto de sintomas como algo profundo em que a causa é o fator mais importante a descobrir, para que a intervenção seja o mais eficaz e rápida possível. 

Viva la Vida by Marisa Mestre

Comentários

Mensagens populares