A Medicina Ayurveda

O que precisamos de saber sobre a Medicina Ayurveda está para além da sua tradução como Ciência da vida ou Ciência da longevidade bem como da sua origem, a Índia. 

Neste momento para falar de Ayurveda é necessário originalidade, será que é possível? Claro, tudo é possível. 

A complexidade do funcionamento do corpo humano está aquém da simplicidade do que o pode curar. O eixo de corpo, mente e alma é uma das formas mais correntes de definir um ser holístico, porém o que define o ser humano é a sua essência, algo que a olho nu não é possível visualizar. Parte destes conceitos são estudados de uma forma mais profunda e desenvolvida durante a formação em Ayurveda.  

A capacidade de compreender o caminho individual é tão importante como aceitar o caminho colectivo, e por isso, quando tal não se realiza o corpo humano torna-se frágil e revela instabilidade. Esta instabilidade é uma instabilidade permanente, é algo que necessita toda a atenção. Então no Ayurveda sabe-se que cada indivíduo tem a sua essência ou Prakriti e que ao longo do tempo dependendo do estilo de vida a instabilidade/desequilíbrio ou Vikriti pode surgir, originando a doença.

Ser Terapeuta de Medicina Ayurveda é muito mais que mudar o estilo de vida do paciente é permitir que o paciente perceba a causa da sua instabilidade, é perceber se o paciente se sente confiante e aceita restaurar esta instabilidade. Sem dúvida a sincronização faz parte deste processo, no entanto saber fazê-lo faz parte de ser Terapeuta. Nem todos o são embora o conhecimento do Ayurveda esteja presente. 

Esta é uma pequena parte de tudo o que o Ayurveda pode provocar em cada um de nós e mal começamos. 

Viva la Vida
by Marisa Mestre


Comentários

Mensagens populares