A importância da Amamentação




Todas as mulheres que estão neste momento a amamentar os vossos rebentos, muitos parabéns por esse ato de coragem que promove a saúde do seu bebé assim como a sua. Um fluxo suave de leite materno deve ser formalmente assegurado, e a sua falta é prejudicial tanto para o bebé como para a mãe.

A incapacidade da mulher amamentar o seu filho pode ter consequências graves tanto para  a mãe como para a criança, incluindo os sentimentos de culpa que podem bloquear a sua energia sexual.

Segundo o Ayurveda, a amamentação materna é fundamental para a adaptação do bebé à sua nova casa, o planeta terra. A amamentação  materna deve ser exclusiva durante os primeiros 6 meses e pode ser coordenado com a introdução de alimentos até aos 24 meses. 

O fluxo do leite depende dos alimentos que são ingeridos diariamente mas também se alimenta dos pensamentos e das emoções da mãe. Na medicina Ayurveda é comum receitar durante a gravidez algumas fórmulas e alimentos específicos, com a função de estabilizar o sistema hormonal e promover um aleitamento materno suficientemente nutritivo para o bebé.

Existem alguns fatores em que a mãe deve estar atenta:

  • No pós-parto há a subida do leite e ao mesmo tempo um sentimento de incapacidade ou impotência que pode ter origem no medo ou na dor que a mãe sofreu durante o parto, e por isso o leite pode não correr.
  • Antes da primeira mamada do bebé é fundamental que a mãe relaxe e para isso pode utilizar uma meditação visual com foco na primavera, ou seja, em factores que envolvam o nascimento e o crescimento de novos seres na natureza.
  • Para facilitar a saída de leite é importante que a mãe penteie a mama ou a aqueça (sauna).
  • O reflexo de sucção é natural num recém nascido, porém ele não sabe mamar.
  • O recém nascido deve mamar a 1ª vez nas duas primeiras horas após o parto para que haja sucesso em todo o período de amamentação. 
  • Nos primeiro 15 dias não se deve mamar por uma tetina de biberão.

É muito importante que peça ao seu médico(a), enfermeiro(a) ou pediatra para lhe esclarecer sobre os pormenores da amamentação:
  • Nem sempre o corpo feminino acompanha na totalidade as mudanças necessárias para a adaptação de uma nova vida. 
  • Em determinados casos o recém nascido não consegue amamentar, isso pode acontecer quando a mãe tem o mamilo invertido ou deformado. 
  • Nestas situações as mulheres costumam sentir-se impotentes, mas existem soluções que a podem ajudar e voltar a formar o mamilo, como por exemplo os mamilos ou bicos de silicone. 
O pai da criança e o marido também deve assumir algumas responsabilidades no momento pós-parto. A mulher está frágil e a criança consome muito do seu tempo. Esta nova situação deve ser tratada com grande bom senso e cuidado, isso só será possível se ambos os progenitores participarem igualmente nas atividades do recém-nascido e partilharem os perigos e as alegrias desta nova experiência. O comportamento do casal antes, durante e após o parto é fundamental para que o bebé se sinta seguro. 

No caso de estar a tentar engravidar poderá também ser consultada por um Terapeuta de Ayurveda.

*** Viva la vida by Marisa Mestre***

Comentários

Mensagens populares